Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Livro - Ruído Branco | Don Delillo


A HISTÓRIA

Pensar na morte traz ameaças. Ameaça à consciência; à liberdade; o prazer e, principalmente, à vida.

Me indicaram esse livro sob um resumo mal formulado. Uma nuvem tóxica aparece repentinamente em uma pequena cidade americana e traz consequências irreversíveis. Sim, isso realmente acontece, porém o enredo se desenvolve muito além da nuvem e do personagem principal Jack Gladney e sua família. Em resumo, o livro traz o conceito de morte como ator e protagonista da história.

Jack e sua família moderna, cheia de filhos de casamentos anteriores, um símbolo claro para a constituição de uma nova forma da instituição familiar, ajudam a compor o romance.

A vida pacata de Jack, professor universitário de uma disciplina nada convencional, se transforma após sua trapalhada exposição à nuvem tóxica. Sob o contexto da modernidade, as fobias e medos aprisionados em cada personagem demonstram a louca sensação de viver em nosso tempo.

A OPINIÃO

De modo geral, considerei o livro demasiadamente enrolado para chegar numa conclusão genuinamente gloriosa. Dentro da obra o final é acima da média, feito que a tornou mais interessante.

A NOTA: 7,0